JESSY RAP: Se não é alvo, torna-se alvo.
Um ano atrás escrevia pela primeira vez neste espaço. Nesse tempo, tive publicações frequentes, em outros momentos dei espaço entre um texto e outro. As correrias da vida, muitas vezes, acabam tomando proporções um pouco maiores do que desejamos e, quando vemos, passaram-se meses. Mas o que há de comum entre a primeira postagem e a de hoje? Em ambas, fui movido a escrever por algum lançamento que mexeu comigo. Foi assim com Reverse e, não seria diferente hoje.
Barra Mansa, cidade que já foi conhecida por ser representante da riqueza no sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, recebendo membros do mais alto escalão da nobreza brasileira, da elite branca nacional, escravagista, reacionária — elite que até hoje se mantém no controle das instituições políticas do nosso país — vê, neste dia 09/04/21, o grito de Jessy Rap se colocando contra esta mesma elite e seu braço armado.
O lançamento de O Alvo, em um ano após o começo da pandemia, que atinge mais fortemente pretos pobres nas periferias, é um grito de resistência contra toda a carga de dívida histórica com os pretos e pretas brasileiros. Quem nunca, ao estar indo trabalhar de mahã cedo, não tomou um “dura dos zomi”? Mesmo com uniforme de trabalho ou de estudo, “a dura” representa bem, quem é o alvo para o Estado. Certa vez, Marcelo Yuka, em sua letra Tribunal de Rua, afirmou que essas abordagens eram resquícios da ditadura brasileira ainda presentes no “Brasil democrático”.
Jesssy ta certo. “Ele é alvo por não ser alvo”. Como um bom liricista, brinca com as palavras para falar sobre um tema tão importante. Referências como a letra de Aldir Blanc — “De Frente Pro Crime”- retrata a dura realidade de toda uma vida daqueles que não nasceram “brancos como a neve”. É um lançamento importante, desses MCs que são de verdade. Que fazem da cultura hip-hop um lugar de força e contestação.
Em um dia tão triste pro rap, quando perdemos o grande DMX, ver Jessy Rap colocando pra jogo esse lançamento, faz a gente relembrar que o hip-hop nunca morre. Ele vive e viverá enquanto tivermos Jessys por aí.
Ouçam o single — O Alvo
Ficha Técnica: Letra e Voz: Jessy Rap MC. Instrumental e Pós-Produção: Jessy Rap MC. Masterização: Jessy Rap MC. Vídeo: Rataria